Release - ELAT

Releases Nº 24
16/05/2014

Fragmentos de Paixão é finalista em festivais
Por ano, caem cerca de 50 milhões de raios e 500 pessoas são atingidas no Brasil – 130 delas vítimas fatais das descargas elétricas. O país é campeão mundial em incidência de raios. 
Fragmentos de Paixão é o primeiro filme sobre raios feito no Brasil e busca entender como tantas descargas atmosféricas podem afetar vidas de formas tão diferentes. O filme foi selecionado para o World Film Premieres Festival das Filipinas e concorre ao melhor prêmio na categoria "Cine Verde", de que participam produções com temáticas ambientais.
Fragmentos de Paixão também foi finalista na categoria Documentário do 10º Prêmio Fiesp-Sesi de Cinema. Também concorreu ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2014 e ao prêmio de melhor documentário do 2º Festival Brasil de Cinema Internacional.
Procurei divulgar ciência de forma envolvente, de modo que as pessoas pudessem conhecer as seis vidas retratadas no filme e o contexto em que elas se inserem, assim como pudessem acompanhar a jornada de um cientista que busca respostas
Iara Cardoso, diretora do filme
O documentário teve estreia em outubro de 2013 nos cinemas e integra desde abril de 2014 a grade de filmes da GVT e do “Now” - serviço de filmes sob demanda da NET. Também pode ser adquirido nos sites Submarino e da Livraria Saraiva.
Fragmentos de Paixão mostra seis histórias que foram diretamente afetadas pelos raios.  A obra apresenta o assunto sob perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas.
O maior especialista em raios do Brasil, Osmar Pinto Junior, e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil e do exterior. Andaram de caravelas no sul da Bahia e de helicóptero no Rio de Janeiro, visitaram uma aldeia indígena em Ubatuba e leram relatos históricos de Darwin em sua visita ao Brasil. A expedição gerou belas imagens do Brasil, que fazem companhia às sequências inéditas de raios em alta definição.
Fragmentos de Paixão marca a estreia da diretora Iara Cardoso, que tem especialização em cinema digital pela New York Film Academy (NYFA)/Universal Studios e em Jornalismo para TV Digital pelo canal NBC News/NYFA. Em razão da relevância do filme, Iara Cardoso foi convidada no início de 2014 para fazer parte da Academia Brasileira de Cinema. Entre os seus sócios, a Academia conta com diretores, atores e produtores de renome do cinema brasileiro.
Ficha técnica
Apresentação: Osmar Pinto Junior 
Direção: Iara Cardoso
Produção: Storm Comunicação
Roteiro: Iara Cardoso
Pesquisa Histórica: Osmar Pinto Junior
Fotografia: Fábio Dourado Dantas
Efeitos Especiais: Julio César dos Santos Dias e Leonardo Reis
Montagem: Bruno Maia Cerqueira
Trilha Sonora: Cinematic Orchestra, Keith Kenniff e Tony Anderson
Duração: 70 min
Ano: 2013
País: Brasil
Gênero: Filme Documentário
Cor: Colorido
Formato da primeira cópia de exibição: DCP

HomePortal ELATINPEGrupo StormCinemarkBradesco - SegurosEletrobras - FurnasCompanhia de Transmissão de Energia Elétrica PaulistaFacebook YoutubeVimeo