Release - ELAT

Releases Nº 10
25/08/2014

Fragmentos de Paixão estreia no canal +Globosat
Por ano, caem cerca de 50 milhões de raios e 500 pessoas são atingidas no Brasil – 130 delas vítimas fatais das descargas elétricas. O país é campeão mundial em incidência de raios. 
Fragmentos de Paixão é o primeiro filme sobre raios feito no Brasil e busca entender como tantas descargas atmosféricas podem afetar vidas de formas tão diferentes.  O filme esteve nos cinemas no final de 2013 e estreia no canal +Globosat no dia 30/8, às 18h. Há reprises previstas para os dias 28/9 às 22h e 6/12 às 18h.
Fragmentos de Paixão tem apresentação diferente de um documentário padrão, com trabalho estético das imagens e sequência de cenas semelhantes aos do cinema de ficção, com construção dos personagens e uma narrativa romanceada. O filme mostra seis histórias que foram diretamente afetadas pelos raios.  A obra apresenta o assunto sob perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas.
O filme estreia no canal +Globosat no dia 30/8, às 18h. Há reprises previstas para os dias 28/9 às 22h e 6/12 às 18h
O maior especialista em raios do Brasil, Osmar Pinto Junior, e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil e do exterior. Andaram de caravelas no sul da Bahia e de helicóptero no Rio de Janeiro e visitaram uma aldeia indígena em Ubatuba. A expedição gerou belas imagens do Brasil, que fazem companhia às sequências inéditas de raios em alta definição.
Entre vários momentos saborosos da História do Brasil, estão no filme as primeiras impressões do naturalista inglês Charles Darwin sobre as tempestades tropicais, a história de uma mulher que morava em um castelo no Rio Grande do Sul e foi atingida fulminantemente por um raio, a fundação da cidade de São Paulo (que tem relação com o fenômeno) e o medo emblemático que Dom João VI tinha dos raios – fazendo-o mudar de residência quando chegou ao Brasil. 
Quanto às histórias contadas no documentário, é apresentada a de Júlio Cézar, policial militar, que foi atingido por um raio na rodovia Presidente Dutra, quando voltava do trabalho de São José dos Campos (100 km de São Paulo) para a cidade vizinha Taubaté. Ele ainda mantém a roupa e o capacete usados no dia – todos queimados pela descarga elétrica.
Outra história impressionante é a de José Vicente, que se apaixonou e se casou com a mulher que o socorreu depois que foi atingido por um raio enquanto andava de bicicleta.
Fragmentos de Paixão foi finalista na categoria Documentário do 10º Prêmio Fiesp-Sesi de Cinema e do 2º Festival Brasil de Cinema Internacional e na categoria Cine Verde do Festival Internacional de Premières de Cinema das Filipinas. Também concorreu ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2014.
Riscos
Para ajudar a entender o significado de ser atingido por um raio, o pesquisador Osmar Pinto Junior calcula que a chance média de uma pessoa ser atingida por um raio ao longo da vida é de 1 em 15.000. A probabilidade equivale a pegar um baralho de cartas e retirar, sem olhar, em sequência, um valete vermelho, uma dama vermelha e um rei vermelho.
Embora pareça pequeno, o risco é maior do que ser mordido por um cachorro (1 em 100.000). Mas é menor do que sofrer um acidente aéreo (1 em 10.000), um acidente de carro (1 em 150) ou um acidente de carro (1 em 15) ao longo da vida.
 Direção
Iara Cardoso é formada em jornalismo com pós-graduação em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp e especialização em cinema digital pela New York Film Academy (NYFA)/Universal Studios e em Jornalismo para TV Digital pelo canal NBC News/NYFA. 
Realização
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), criado em 1995, é referência mundial na área de estudos de eletricidade atmosférica. O ELAT é coordenado pelo Dr. Osmar Pinto Júnior e atua em pesquisa, prestação de serviços para a sociedade e difusão da ciência e tecnologia.
Ficha técnica
Apresentação: Osmar Pinto Junior 
Direção: Iara Cardoso
Produção: Storm Comunicação
Roteiro: Iara Cardoso
Pesquisa Histórica: Osmar Pinto Junior
Fotografia: Fábio Dourado Dantas
Efeitos Especiais: Julio César dos Santos Dias e Leonardo Reis
Montagem: Bruno Maia Cerqueira
Trilha Sonora: Cinematic Orchestra, Keith Kenniff e Tony Anderson
Duração: 70 min
Ano: 2013
País: Brasil
Gênero: Filme Documentário
Cor: Colorido
Classificação: Livre
www.fragmentosdepaixao.net.br
www.facebook.com/filmefragmentosdepaixao

HomePortal ELATINPEGrupo StormCinemarkBradesco - SegurosEletrobras - FurnasCompanhia de Transmissão de Energia Elétrica PaulistaFacebook YoutubeVimeo