Release - ELAT

Releases Nº 9
07/04/2014

Teresópolis, RJ
Fragmentos de Paixão tem formato inovador e está disponível para compra em formato digital
Primeiro filme sobre raios feito no Brasil, Fragmentos de Paixão estará disponível a partir de 11 de abril para compra nos serviços de vídeos on demand da NET e da GVT e também para aquisição em versão digital nos sites Submarino e da Livraria Saraiva. 
O filme tem apresentação diferente de um documentário padrão, com trabalho estético das imagens e sequência de cenas semelhantes aos do cinema de ficção, com construção dos personagens e uma narrativa romanceada.
Por isso foi escolhido o termo “filme documentário” para definir a obra, já que ela não se resume a entrevistas e tomadas do formato do telejornalismo. “Não quis fazer só uma grande reportagem, porque entendo que isso pode ser cansativo para 70 minutos. Procurei divulgar ciência de forma envolvente, de modo que as pessoas pudessem conhecer as seis vidas retratadas no filme e o contexto em que elas se inserem e pudessem acompanhar a jornada de um cientista em busca de respostas”, afirma a diretora Iara Cardoso.
 Procurei divulgar ciência de forma envolvente, de modo que as pessoas pudessem conhecer as seis vidas retratadas no filme e o contexto em que elas se inserem e pudessem acompanhar a jornada de um cientista em busca de respostas
Iara Cardoso, diretora do filme
O Brasil é campeão mundial em número de raios – ocorrem por ano 50 milhões de descargas atmosféricas.  Fragmentos de Paixão busca entender como o fenômeno pode afetar vidas de formas tão diferentes, mostrando seis histórias que foram diretamente afetadas pelos raios.  A obra apresenta o assunto sob perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas.
O maior especialista em raios do Brasil, Osmar Pinto Junior, e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil e do exterior. Andaram de caravelas no sul da Bahia e de helicóptero no Rio de Janeiro, visitaram uma aldeia indígena em Ubatuba e leram relatos históricos de Darwin em sua visita ao Brasil. A expedição gerou belas imagens do Brasil, que fazem companhia às sequências inéditas de raios em alta definição.
Fragmentos de Paixão marca a estreia da diretora, que tem especialização em cinema digital pela New York Film Academy (NYFA)/Universal Studios e em Jornalismo para TV Digital pelo canal NBC News/NYFA. Em razão da relevância do filme, Iara Cardoso foi convidada no início de 2014 para fazer parte da Academia Brasileira de Cinema. Entre os seus sócios, a Academia conta com diretores, atores e produtores de renome do cinema brasileiro. Fragmentos de Paixão foi finalista na categoria de documentário do 10º Prêmio Fiesp-Sesi de Cinema. Também concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2014 e ao prêmio de melhor documentário do 2º Festival Brasil de Cinema Internacional. 
Ficha técnica
Apresentação: Osmar Pinto Junior 
Direção: Iara Cardoso
Produção: Storm Comunicação
Roteiro: Iara Cardoso
Pesquisa Histórica: Osmar Pinto Junior
Fotografia: Fábio Dourado Dantas
Efeitos Especiais: Julio César dos Santos Dias e Leonardo Reis
Montagem: Bruno Maia Cerqueira
Trilha Sonora: Cinematic Orchestra, Keith Kenniff e Tony Anderson
Duração: 70 min
Ano: 2013
País: Brasil
Gênero: Filme Documentário
Cor: Colorido
Classificação: Livre
www.fragmentosdepaixao.net.br
www.facebook.com/filmefragmentosdepaixao

HomePortal ELATINPEGrupo StormCinemarkBradesco - SegurosEletrobras - FurnasCompanhia de Transmissão de Energia Elétrica PaulistaFacebook YoutubeVimeo