Release - ELAT

Releases Nº 11
02/12/2014

Documentário sobre raios é lançado em DVD
Por ano, caem cerca de 50 milhões de raios e 500 pessoas são atingidas no Brasil – 130 delas vítimas fatais das descargas elétricas. O país é campeão mundial de incidência de raios. 
Fragmentos de Paixão é o primeiro filme sobre raios feito no Brasil e busca entender como tantas descargas atmosféricas podem afetar vidas de formas tão diferentes. Seu lançamento em DVD, em dezembro de 2014, coincide com a temporada das tempestades e da maior incidência de raios no país, que vai de outubro a março. 
A obra reforça a necessidade de apresentar o assunto ao público geral, a fim de diminuir acidentes relacionados aos raios. Em 2014, já houve até o meio de novembro 84 mortes causadas por raios no Brasil. O número é levemente inferior ao registrado neste mesmo período do ano passado (88). 
Fragmentos de Paixão fala sobre esses riscos de maneira leve e envolvente. Para conectar os dados científicos, são apresentadas seis vidas que mostram como um raio define destinos de forma completamente diferente, permeando o medo e a paixão, a tragédia e o sucesso, a guerra e a paz. 
Osmar Pinto Junior, pesquisador e coordenador ELAT, e Iara Cardoso, diretora do filme, pesquisaram dados da história, da ciência e da literatura do Brasil. Para chegarem às vidas e às informações apresentadas no documentário, foram analisadas 200 diferentes fontes durante três anos – livros, documentos históricos, pesquisas científicas, fotos e descendentes de personalidades foram essenciais para a construção de um roteiro minucioso e repleto de curiosidades. 
Serviço
A obra está disponível para compra nas seguintes lojas físicas e virtuais:

HomePortal ELATINPEGrupo StormCinemarkBradesco - SegurosEletrobras - FurnasCompanhia de Transmissão de Energia Elétrica PaulistaFacebook YoutubeVimeo