Release - ELAT

Releases Nº 46
03/06/2020

Fragmentos de Paixão estreia no canal Rural
O filme apresenta a temática das tempestades, que traz impactos diretos para o agronegócio - principal circunstância de mortes por raios no Brasil
Por ano, caem cerca de 77 milhões de raios e 500 pessoas são atingidas no Brasil – 110 delas vítimas fatais. O país é campeão mundial de incidência de raios. Será que esse fenômeno pode mudar a vida de alguém? Fragmentos de Paixão busca responder a essa pergunta. O filme estreia no Canal Rural no dia 30 de maio, às 00h00 com reprise no dia 05 de junho, às 8h, e apresenta a temática das tempestades, que traz impactos diretos para o agronegócio – principal circunstância das mortes por raios no Brasil de acordo com o levantamento que acaba de ser divulgado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com dados de 2000 a 2019.
A atividade agropecuária concentra a maior parte das mortes causadas por raios no Brasil - 26% dos casos. Fatalidades estas que poderiam ter sido evitadas com dicas simples do que não fazer na área rural durante as tempestades. Estar próximo à árvores, por exemplo, amplia muito as chances de ser atingido por um raio. José Vicente é prova disso, ele é entrevistado no filme próximo à fileira de árvores por onde ele passava quando foi atingido. Outra circunstância no campo que deve ser evitada é estar próximo à meios de transporte ou dirigindo meios de transporte abertos, como tratores. Júlio Cezar, que andava de moto durante uma tempestade, mostra no filme o capacete a roupa que usava no dia– todos queimados pela descarga atmosférica.
Também não é seguro ficar em áreas descampadas; em áreas cobertas que protegem da chuva, mas não dos raios; e próximo a cercas ou varais. De acordo com o ELAT, para pessoas que estejam nessas circunstâncias de risco durante uma tempestade forte, que produz cerca de 30 raios por minuto, a probabilidade de morrer atingido por um raio é de um em 1.000. Por outro lado, estar em um veículo fechado é a opção mais segura para ficar durante uma tempestade na área rural - não há um caso registrado de fatalidade ou acidente envolvendo raios nessa circunstância.
Apesar de apresentar dados impactantes, o filme aborda o assunto de maneira leve e envolvente. São apresentadas seis vidas que mostram como um raio define destinos de forma completamente diferente, permeando o medo e a paixão, a tragédia e o sucesso, a guerra e a paz. Nessa jornada, fatos inusitados são revelados, mostrando a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno, desde o descobrimento do Brasil até o futuro do planeta. "Trazemos questões essenciais a todas as pessoas, visando ampliar e democratizar a informação sobre o assunto", explica a jornalista Iara Cardoso, diretora do filme.
O maior especialista em raios do Brasil, Osmar Pinto Junior, e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil. Para chegarem às vidas e às informações apresentadas no filme, foram analisadas mais de 200 diferentes fontes durante três anos – livros, documentos históricos, pesquisas científicas, fotos e descendentes de personalidades foram essenciais para a construção de um roteiro minucioso e repleto de curiosidades.
Dados do Documentário
Título: Fragmentos de Paixão
Diretora: Iara Cardoso
Produtora: Storm Comunicação (Grupo Storm)
Estrutura: Filme documentário (70 minutos)
Sinopse:
Seis vidas, seis histórias distintas, mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes, permeando o medo ou a paixão, a tragédia ou o sucesso, a guerra ou a paz. Nesta jornada, fatos inusitados são revelados, mostrando a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno, desde o descobrimento do Brasil até o futuro de nossa existência.
Biografia da diretora:
Formada em Jornalismo com especialização em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Cinema Digital pela New York Film Academy/Universal Studios e em Jornalismo para TV Digital pela NBC News/NYFA. Em 2015, foi Fellow no Advanced Study Program do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, se especializando em documentários e roteiros de ciência e tecnologia. Iara Cardoso é membro da Academia Brasileira de Cinema. Foi responsável pelo roteiro da Série País dos Raios, exibida no Programa Fantástico da rede Globo.
Programação:
Data: 30 de junho
Horário: 00h00
Reprise:
Data: 05 de junho
Horário: 8h00
Exibição: Canal Rural
Oi TV: 179 / NET/Claro: 185/685 / Sky: 164

HomePortal ELATINPEGrupo StormCinemarkBradesco - SegurosEletrobras - FurnasCompanhia de Transmissão de Energia Elétrica PaulistaFacebook YoutubeVimeo